Escola do Legislativo lança duas novas palestras do programa Univesidade Aberta

 

Jorge Barcellos e Maria Goreti Machado orientaram a visita dos estudantes.

Escola do Legislativo Julieta Battistioli incluiu, a partir de hoje, duas novas palestras em seu programa “Universidade Aberta”. O programa é destinado ao Ensino Médio e Superior e visa oferecer palestras sobre temas contemporâneos a partir da literatura mais recente das Ciências Sociais. As duas novas palestras são “Matemática é Política” e “A política com projeto de vida”.

Estiveram presentes no lançamento 15 alunos do curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Acompanhados pela professora doutora Maria Goreti Machado da Faculdade de Educação da UFRGS,  os alunos realizaram uma visita-orientada pela Seção de Memorial e Escola do Legislativo. A atividade foi coordenada pelos servidores Andrea Godoy Ávila, da Seção de Memorial e Jorge Barcellos, da Escola do Legislativo. Os alunos visitaram as dependências da Casa, em especial o Plenário Otávio Rocha, onde os servidores realizaram uma exposição sobre a história e as funções do poder legislativo.

Após, na Sala da Escola do Legislativo, os alunos ouviram a palestra “Matemática é Política”, inaugurando o serviço oferecido pela Escola do Legislativo. Também foi lançado, na oportunidade, o projeto “A política como projeto de vida”. Barcellos esclareceu que ambas as atividades fazem parte da estratégia da Escola do Legislativo para ampliação do público visitante do Parlamento. O servidor está particularmente interessado em fazer a comunicação do legislativo com dois públicos: professores da rede pública de ensino de disciplinas de cursos que não frequentam usualmente o parlamento e professores e alunos da nova disciplina Projeto de Vida, criada com a recente reforma do ensino médio. A palestra Matemática é Política apresentou os resultados da pesquisa da escritora e PHd em Cálculo das Probabilidades Chiara Valerio sobre o tema. Para Barcellos, a renovação do plantel de palestras é muito importante:  “o público escolar que visita o legislativo ficou muito reduzido com a pandemia. As iniciativas fomentam a conquista de novos públicos, além de mostrarem o interesse e o acompanhamento do parlamento no que acontece na escola. E, é claro, vivemos o tempo de eleições, onde esclarecer a função política é fundamental”, diz o Coordenador de Cursos da escola do legislativo e responsável pelo projeto. Para a Profª. Drª. Maria Goreti, ” as duas atividades são de grande importância. Pela primeira vez tive alunos do curso de matemática e a palestra e a visita colaboraram muito com as aulas em andamento”, disse.

As atividades são gratuitas e podem ser solicitadas pelo telefone 51 3220-4318 ou pelo e-mail escola@camarapoa.rs.gov.br

Clique para acessar mais informações sobre o projeto Universidade Aberta.

Clique para acessar o conteúdo da palestra Matemática é Política.