Escola do Legislativo traz aula sobre escolas de governo

Jorge Barcellos apresentou o funcionamento da Escola do Legislativo Julieta Battistioli para servidores de órgãos públicos

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli deu aula, nesta segunda-feira (22/08), sobre escolas de governo. A transmissão online iniciou às 14h30, pela plataforma Zoom e terminou às 16h. Jorge Barcellos, coordenador de cursos da Escola, conversou com servidores públicos da Escola de Gestão Pública da Prefeitura de Porto Alegre, Escola Municipal de Administração Pública de Bagé e da Câmara Municipal de Novo Hamburgo.

O coordenador falou sobre a criação legal e institucional de uma escola de governo, o projeto político-pedagógico, a rede de professores, a capacitação interna, externa e a pesquisa. Também afirmou a importância de incluir atores da instituição nas atividades educativas das escolas.

Os servidores perguntaram sobre o planejamento de atividades em uma escola de governo e sobre o funcionamento dos programas da Escola. Jorge apresentou o Rota Política, Câmara Vai à Escola e a Olimpíada de Ciência Política, que são exemplos de iniciativas para aproximar a população da história de Porto Alegre e do Legislativo. “É isso que a Câmara tem que fazer, ir até a comunidade”, afirmou o coordenador. Sobre a capacitação interna, Jorge falou da necessidade de estabelecer uma política de recursos humanos para fazer capacitações internas semestrais.

A aula sobre escolas de governo é uma orientação para servidores de outras instituições desenvolverem atividades de capacitação para o público interno e externo.