Maratona da Escola visita Parobé e SEDUC

Da esquerda para a direita: José Roberto, Thomas, Luciara, Stephan, Liliane, Tania e Jorge.

Nesta quinta-feira (15/09), a Escola do Legislativo dentro do seu projeto Maratona da Escola, atividade de comemoração pela passagem dos 15 anos de criação da Escola do Legislativo, visitou a Escola Técnica Estadual Parobé e a Secretaria de Educação do Governo do Estado.
O objetivo é a divulgação dos serviços educacionais da Câmara Municipal para escolas e órgãos de ensino. A primeira instituição visitada foi a Escola Técnica Parobé, onde foi recebido pelas professoras Luciara Goularte, supervisora do turno da tarde, Liliane Franca, professora da disciplina de Filosofia, Tânia Schneider, professora da disciplina de Sociologia e Mundo do Trabalho, Stephan Vargas, professor da disciplina de história, José Roberto, Professora da Disciplina de Cultura Digital e Thomas Feister, professor da disciplina de Geografia. Eles ouviram uma explanação sobre os serviços educativo da Câmara Municipal oferecidos às escolas pela Escola do Legislativo e Seção de Memorial: Plenária do Estudante, Visita Orientada, Exposições Itinerantes, Aula na Câmara, Câmara vai à Escola, Universidade Aberta, Olimpíada de Ciência Política e Rota Política.

Os professores destacaram a importância dos serviços para o ensino médio e dispuseram-se a agenda-los dentre suas atividades. As professoras Tânia Schneider e Liliane Franca recordaram-se de que, antes da pandemia, as atividades educativas do legislativo eram agendadas pela Escola Parobé, destacando o trabalho da professora Cláudia Poli nesse processo, que resultou à época não apenas em visitas, mas também em publicações dos alunos. O professor Stephan Vargas ressaltou a importância de agendamento de atividades para este final de ano, já que a escola está em breve iniciando seu quarto bimestre, bem como o fato de agora, já podem planejar atividades para serem realizadas em 2023. Os professores Thomas Feister e José Roberto reafirmaram a relevância de projetos como esse para a atual geração de alunos. O motivo é o seu afastamento da política, as visões sem embasamento que alimentam a política devido à desinformação e que as visitas organizadas pela ação educativa colaboram no combate a essa visão. As professoras Tânia Schneider e Liliane Franca afirmaram que irão organizar ainda neste semestre uma visita à Câmara, já que o tema da importância da política é comum as duas áreas. O servidor Jorge Barcellos, responsável pela apresentação, anotou um pedido: de que tais serviços sejam realizados no turno da noite, o de menor oferta de atividades extraescolares. Barcellos se comprometeu a solicitar à Direção da Casa autorização para prestação de serviços nesse horário, que depende, de alteração de registros no ponto eletrônico, recentemente retomado pela instituição.

Jorge Barcellos e Adriana Rodrigues discutiram a aproximação da Escola do Legislativo das escolas estaduais.

Após, Barcellos visitou a Secretaria de Educação do Governo do Estado onde foi recebido no gabinete do secretário pela servidora Adriana Rodrigues, que ouviu a explanação do servidor sobre os serviços educativos da Câmara Municipal, “Esses serviços são muito importantes e temos interesse”, afirmou. Barcellos está visitando, na semana de aniversário da Escola, as escolas da região central, tendo tido ótima recepção. Rodrigues, entretanto, considera que devido a importância do projeto, que não apenas as escolas da região central sejam informadas, como tem feito o projeto Maratona da Escola, mas todas as escolas estaduais de Porto Alegre. Para isso ficou acertado que o Gabinete da Secretaria Estadual de Educação fará a comunicação entre a Escola do Legislativo e a primeira Coordenadoria de Educação da Capital, responsável pela administração das escolas de Porto Alegre .