Escola do Legislativo discute teoria crítica de raça

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli realiza nesta segunda-feira, 26/09, o primeiro encontro do grupo de estudos sobre Teoria Crítica da Raça.

A iniciativa busca discutir sobre o racismo por meio da obra Teoria Crítica de Raça: Uma Introdução, de Richard Delgado e Jean Stefancic. Os capítulos do livro serão analisados durante dez encontros que estão previstos para ocorrerem semanalmente. Compareceram servidores da Casa e de outros órgãos públicos.

O grupo de estudos é uma parceria da Escola com o Núcleo de Pesquisa Antirracista e a Faculdade de Direito da UFRGS. A coordenação é de Lúcio Almeida, diretor da Escola e professor na Faculdade de Direito da UFRGS, Rowana Camargo, Mestra em Ciências Humanas, e Sonilde Lazzarin, também professora na Faculdade de Direito da UFRGS. No primeiro encontro, Rowana apresentou a obra para os participantes e falou das características da teoria crítica da raça. A abrangência de outras áreas de estudo e o seu caráter propositivo fundamentam a teoria.

Foto: Fabiane Santos

Ao se apresentarem, os participantes trouxeram, também, suas visões pessoais acerca de vivências como pessoas racializadas, bem como as influências percebidas em movimentos políticos, sociais e culturais. Além disso, houve uma breve abordagem à questão de gênero e raça.

Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, na sala de aula da Escola, das 13h às 15h. Confira a programação do grupo de estudos:

26/09 → Primeiro encontro: apresentação da obra aos participantes.

03/10 → Capítulo I – Introdução (p. 27-40)

10/10 → Capítulo II – Temas característicos da Teoria Crítica da Raça (p. 43-62)

17/10 → Capítulo III – Storytelling jurídico e análise narrativa (p. 65-75)

24/10 → Capítulo IV – Olhando para dentro (p. 77-90)