Escola do Legislativo e Escola do CIESS detalham parceria

Os servidores Jorge Barcellos, da ELJB e Giancarla Brunetto, da Escola do CIESS. Foto de Anne Krummenauer

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal de Porto Alegre (ELJB-CMPA) reuniu-se, na manhã desta quinta-feira, com a Escola do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação da Faculdade de Educação da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CIESS-FACED-UFRGS). O CIES visa a promoção e realização de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão dentro e fora da universidade no campo da  produção de conhecimento visando ações de educação permanente para estudantes, professores e outros profissionais.

Com público externo idêntico a Escola do Legislativo, as atividades também poderão beneficiar os agentes políticos e servidores da Câmara Municipal, segundo Barcellos, servidor da ELJB: “A tramitação de um acordo de cooperação entre ambas instituições é um processo demorado e sujeito a vários ajustes entre as partes. Uma das exigências da administração do Legislativo é o não investimento de recursos próprios, o que já faz parte do corpo do projeto”, diz.

Segundo Giancarla Brunetto, Coordenadora da Escola do CIESS, está prevista o lançamento de uma coleção, inicialmente no formato e-book, intitulada “Formação:  Conversas em Direitos Humanos”. Composta inicialmente por três volumes, o primeiro é intitulado “Conversas em Direitos Humanos”; o segundo,  “Cinema, Direitos Humanos e Educação Social” e o terceiro “Palavras sobre palavras”,  que reúnem textos oriundos dos diversos projetos do CIESS, como Rodas de Conversas, Cine Ciess e Círculos de Leitura. Para Giancarla Brunetto,  “a coleção está muito boa, é atual. Esperamos poder fazer, além do  e-book, a impressão das obras com a conquista de novos parceiros. Aí, o apoio do Legislativo é muito importante”, diz a servidora.

Para Barcellos, a participação do legislativo no projeto é importante para o parlamento: “O tema dos direitos humanos já faz parte da agenda da Câmara, que possui uma Comissão Permanente que inclui o tema; por outro lado, temos o desejo sugerir a inclusão de um quarto volume à coleção assim que o Convênio for finalizado, com o tema Educação Política, já presente no currículo da socioeducação. E essas publicações devem ocorre ao longo de 2023, ano do aniversário de 250 anos da Câmara Municipal e poderão, se a administração quiser, fazer parte da programação, o que torna ainda mais importante a publicação física”, conclui.

SOBRE

Giancarla Brunetto

Giancarla Brunetto é Doutora em Filosofia, na área de Ética e Filosofia Política pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga, Portugal. Mestre em Educação com indicação de Louvor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel e Licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua na área de educação em direitos humanos, mais especificamente, desde o ano de 2006, quando realizou formação como Especialista em Direitos Humanos pela UFRGS e Escola Superior do Ministério Público. Criou a Liga dos Direitos Humanos na UFRGS, através da qual foram realizadas diversas ações: programa radiofônico de entrevistas com especialistas, educadores, ativistas em direitos humanos; ciclo de filmes e debates em temas alusivos aos direitos humanos; fóruns de direitos humanos em âmbito estadual; realização de Aulas Abertas em parques e praças de Porto Alegre; produção de documentários, curtas e média-metragens; idealização do “Itinerantes” – Capacitação para defensores de direitos humanos, com realização de aulas abertas, ciclos de filmes e gravações de depoimentos em todas as macro-regiões do Estado do Rio Grande do Sul; edição do Jornal Itinerante; publicação do livro “Os hereges temas em direitos humanos, ética e diversidade” (Brunetto, G., Brotto, M., Rodrgues, A. Porto Alegre: Armazém Digital, 2010); publicação do livro “A utopia antecipada dos direitos humanos. Ação directa na educação em direitos humanos” (Brunetto, G., Lisboa: Ex-Libris, 2014). Produtora cultural, é diretora da Escola do CIESS da Faculdade de Educação da UFRGS. Principais áreas de atuação: Ética e educação em direitos humanos, utopia e direitos humanos, cinema e direitos humanos.

Escola do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação – CIESS

A Escola do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação – Escola do CIESS –  é um órgão que visa a promoção e realização de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão dentro e fora da universidade. A Escola do CIESS tem como objetivos, a promoção da formação acadêmica e  as ações de educação permanente para estudantes, professores e outros profissionais, além de realizar protocolos de cooperação, convênios e intercâmbio acadêmico, técnico e cientifico com instituições congêneres nacionais e internacionais, dentre outros. O

Faculdade de Educação-FACED

Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Av. Paulo Gama, s/nº Prédio 12201

CEP 90046-900 Porto Alegre RS Brasil

CONTATO: ciess@ufrgs.br