Escola do Legislativo finaliza em outubro atividades de extensão junto ao ILEA/UFRGS sobre os 250 anos de Porto Alegre

Foto: Fabiane Santos

No mês de outubro realizam-se duas mesas redondas que fazem parte da programação do Ciclo de Conferências 250 anos de Porto Alegre e que encerram o evento promovido pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O ciclo é uma parceria com a Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal de Porto Alegre e produto da assinatura de convênio entre o legislativo e a Universidade, visando a criação de condições para o desenvolvimento de pesquisas a partir de exposições e mesas redondas com a participação de servidores da Câmara e professores da UFRGS.

A primeira atividade é intitulada “Morro Santa Teresa: História e Movimento Social” e será realizada no próximo dia 6 de outubro, às 14 horas, no Anfiteatro do ILEA. O evento contará com a presença do servidor Jorge Barcellos (ELJB) e dos professores Luciano Fedozi (Sociologia-UFRGS) e Eugênia Kuhn (Arquitetura-UFRGS). Barcellos falará sobre a exposição Morro Santa Teresa, do acervo do Memorial da CMPA, bem como da trajetória do PLCL 7, de 10 de março de 2013, que instituiu no Morro Santa Teresa a área especial de interesse ambiental: “procurei dar contexto à luta de um movimento social e o apoio que recebeu da Câmara de Vereadores e, com isso, ressignificar o papel do parlamento na luta com a sociedade em combate ao capital”, diz Barcellos.

A segunda atividade é intitulada “A fotografia na reconstrução da história políltica local” e será realizada no dia 19 de outubro, às 14 horas, também no Anfiteatro do ILEA. O servidor Elson Sempé Pedroso e os professores Cornélia Eckert (Antropologia-UFRGS) e César Bastos de Mattos Vieira (Urbanismo – UFRGS) irão conduzir o encontro. Pedroso falará sobre sua experiência como jornalista-fotógrafo da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal. Para ele, a fotografia serve para registrar “olhares sobre algumas das relações de conflito entre os protagonistas políticos e os mediadores da comunicação pública, originadas em ambientes”. Na oportunidade, será aberta a exposição Porto Alegre pelo olhar dos fotógrafos, do acervo de exposições itinerantes da CMPA.

Para Barcellos, a realização do Ciclo de Conferências 250 anos de Porto Alegre foi muito importante para o legislativo: “É o reconhecimento, pela Universidade, da competência em pesquisa de servidores do parlamento e uma oportunidade de trocas de informações sobre políticas públicas do poder legislativo. Esperamos criar mais oportunidades para que mais colegas da Câmara mostrem seu trabalho e potencial”, finaliza.

1 – Mesa redonda: Morro Santa Teresa: história e movimento social
Onde: Auditório do ILEA (Av. Bento Gonçalves, 9500)
Horário: 14 horas
Data: 06/10/2022

Sobre os participantes:

Jorge Barcellos é licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação/UFRGS(2013). Autor de 16 livros, entre eles Educação e Poder Legislativo e Cotidiano e Novas Formas de trabalho na Câmara Municipal de Porto Alegre, atualmente é Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli. Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio José Reis de Divulgação Científica (2006) e o Troféu Expressão da FINEP (2006) pelas atividades do Projeto Educação para Cidadania da Câmara Municipal de Porto Alegre, sob sua coordenação.

Luciano Fedozzi possui doutorado (2002) e mestrado (1996) em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o corpo de docentes do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na linha de pesquisa Sociedade, Participação Social e Políticas Públicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Democracia Participativa, Esfera Pública e Cidades (CNPq). Pesquisador e membro do Comitê Gestor do INCT/CNPq Observatório das Metrópoles. Tem experiência de pesquisa em sociologia política e urbana, com ênfase nos temas da cidadania, orçamento participativo e instituições participativas, sociedade civil, associativismo, cultura política e questões urbanas. Leciona teorias democráticas e participação; sociedade civil, cultura política e capital social; participação social e políticas públicas; políticas urbanas e sociologia no Brasil.

Eugênia Kuhn é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Possui mestrado (2006) e doutorado (2014) pelo Programa de pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Conceito Capes 7), onde integrou o grupo de pesquisa em Edificações e Comunidades Sustentáveis. É professora do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem interesse em pesquisas na área de desempenho ambiental e sustentabilidade em arquitetura e urbanismo.

2 – Mesa redonda: A fotografia na reconstrução da história política local
Onde: Auditório do ILEA (Av. Bento Gonçalves, 9500)
Horário: 14 horas
Data: 19/10/2022

Sobre os participantes

Elson Sempé Pedroso possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994) e Mestrado em Comunicação Social – Práticas Sócio-políticas nas Mídias e Comunicação nas Organizações – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS. Atualmente é repórter fotográfico da Câmara Municipal de Porto Alegre. Autor de “Comunicação Pública Política: Campos em conflito. Um olhar a partir da Câmara Municipal de Porto Alegre , dissertação de Mestrado aprovado em 2007 sob orientação de Neusa Demartini Gomes.

Cornélia Eckert possui graduação em Bacharelado em História (1981) e em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado PPGAS IFCH UFRGS (1985), doutorado em Antropologia Social – Paris V – Sorbonne, Université Renne Descartes (1991). Realizou programa de pós-doutorado em Antropologia Sonora e Visual, Paris VII (2001); realizou programa de pós-doutorado no Institute for Latin American Studies na Freie Universität Berlin, Alemanha em 2013 e pós-doutorado na Georgia University, EUA, 2018 . Professora Titular aposentada e atualmente docente convidada do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Linhas de pesquisa antropologia visual e imagem, antropologia urbana, antropologia e meio ambiente. Coordenadora do BIEV portal www.biev.ufrgs.br e do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL). É pesquisadora do NUPECS (PPGAS UFRGS) do CEPED (UFRGS). Edita a Revista Eletrônica Iluminuras, a revista Fotocronografia e participa da Comissão Editorial da Revista Horizontes Antropológicos.

César Bastos de Mattos Vieira é arquiteto, designer gráfico e fotógrafo. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), especialista em Marketing no PPGA – Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestre em Comunicação e Informação pela PPGCOM – Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutor em Arquitetura no PROPAR – Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) . Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura e professor convidado do PROPUR – Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Fotografia; Design Gráfico.