Escola e ILEA discutem movimento social no Morro Santa Teresa

Participaram professores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e servidores da UFRGS.

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, em parceria com o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados e o Núcleo de Porto Alegre do Observatório De Metrópoles, discute nesta quinta-feira (06/10), a história e movimento social no Morro Santa Teresa no Auditório do ILEA.

Barcellos e Fedozzi discutiram a luta social no Morro Santa Teresa.

Luciano Fedozzi, professor de Sociologia da UFRGS e Jorge Barcellos, historiador e coordenador de cursos da Escola, ministraram a penúltima palestra do ciclo de conferências em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre. A ocupação dos postos da saúde pela comunidade, na rua Cruzeiro, nos anos 1980, é um dos acontecimentos históricos destacados por Fedozzi. A reivindicação por melhores condições de saúde marca esta ocupação.

Depois, Barcellos falou do projeto complementar que institui áreas de usos especiais no Morro Santa Teresa e contou a história do movimento social do Morro, suas reivindicações, passeatas e exigências frente ao poder público. A relação com o parlamento e o compartilhamento da agenda social são aspectos determinantes para o sucesso do movimento social no combate às disputas imobiliárias e ao crescimento desordenado. Uma exposição de mesmo nome acompanha a palestra e ficará disponível na Galeria do ILEA durante duas semanas.