Escola do Legislativo manifesta pesar pelo falecimento de Sérgio da Costa Franco

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli vem a público manifestar seu pesar pelo falecimento do Professor Sérgio da Costa Franco. O historiador por diversas vezes esteve na Câmara Municipal de Porto Alegre para palestrar sobre a história do legislativo na Semana de Aniversário da Câmara Municipal realizada no mês de setembro, ou por necessidade de pesquisa para seus inúmeros livros. Franco era um entusiasta da leitura das Atas da Câmara Municipal depositadas no Arquivo Histórico Moysés Velhinho, enriquecendo seus livros sobre Porto Alegre com inúmeros detalhes fascinantes das Atas da Câmara, a qual sempre fazia referência, especialmente nos verbetes de seu Guia Histórico de Porto Alegre.

Com a Câmara Municipal, Franco manteve estreitas relações com a Seção de Memorial, onde se socorria para obter informações constantes dos Anais da Câmara e ou processos legislativos mais antigos. O último contato de Franco com a Câmara foi através da visita feita pelo servidor Jorge Barcellos, da Escola do Legislativo, que lhe levou um exemplar da Agenda de Aniversário de 250 anos de Porto Alegre, publicação que teve origem na obra de Franco e que o historiador elogiou. Veja o relato da visita aqui

Livros de Sérgio da Costa Franco

• 1955: “Biografia de José Bonifácio” (ed. Globo)
  • 1967: “Júlio de Castilhos e sua época” (ed. Globo)