No último dia 21 de novembro, segunda-feira, 12 alunos do projeto Câmara Jovem da Câmara Municipal de Fazenda Vilanova, município distante 92 km de Porto Alegre, participaram dos projetos Aula na Câmara da Escola do Legislativo Julieta Battistioli e Visita Orientada, da Seção de Memorial. Acompanhados pelo presidente daquele legislativo, Sérgio Cenci Sobrinho (PP) e demais servidores, o projeto Câmara Jovem é similar ao projeto Plenária do Estudante da Câmara de Porto Alegre. Pelos projetos, alunos da rede pública e privada realizam, sob a forma de atividade de ensino, atividades relacionadas a rotina parlamentar.
Eles foram recebidos pelos servidores Jorge Barcellos e Andrea Godói d’Avila responsáveis pela ação educativa do parlamento. Na Câmara Municipal, os estudante puderam conhecer as dependências do legislativo, visitando o Gabinete da Presidência, o Plenário e os gabinetes dos vereadores. Jorge Barcellos, servidor da Escola do Legislativo, surpreendeu-se com os recursos destinados por aquele legislativo ao projeto ” A Câmara Municipal de Fazenda Vilanova está de parabéns: vejo que os alunos que participam do projeto recebem kits personalizados gratuitamente por seu parlamento com as marcas “Câmara Júnior” em mochilas, cadernos, canetas e camisetas. Isso ajuda a fixar a experiência de ensino no parlamento. A iniciativa é um exemplo para a Câmara Municipal de Porto Alegre e merece ser imitada. Meu sonho é que o legislativo no futuro venha a distribuir gratuitamente aos alunos materiais como faz sua câmara, aos jovens que participam de seus projetos educativos. Como a maior Câmara Municipal do Estado não tem recursos para investir em recursos de ensino? Como uma Câmara de uma cidade com apenas 4.180 cidadãos consegue?. Isso tem de mudar! Eu espero que, no ano que vem, em que a câmara comemora seu aniversário de 250 anos, se possa oferecer aos estudantes materiais com a marca do legislativo para afixar sua experiência na memória”, afirmou o servidor Jorge Barcellos, da Escola do Legislativo.
A servidora Andreia d’Ávila falou para os estudantes da importância da ação dos vereadores “Muitas coisas fundamentais para a vida da cidade já passaram por este plenário, como a abertura e fechamento do comércio aos domingos e outros temas de interesse da cidade. Por isso é importante nos conscientizarmos da importância da vereança”, assinalou a servidora. Para Sérgio Censi, presidente da Câmara, os investimentos na ação educativa decorrem de sua defesa intransigente da educação na Câmara Municipal. Para o presidente, isso não é prerrogativa apenas do Executivo, mas também do Legislativo e merece investimentos “Eu acho que a política deve ter mais envolvimento dos nossos jovens. Às vezes eu tento falar em política com eles e eu percebo que eles não querem se envolver, mas é necessário porque a política faz parte do dia-dia da gente. Tudo o que se faz em nossa comunidade tem um envolvimento político. Se quisermos mudar a velha política, se a gente quer que a política seja melhor, que a nossa cidade seja melhor, isso deve partir de nós! Temos que fazer a nossa parte, destacou o presidente. O projeto da Câmara Junior tem o objetivo de conscientizar os nossos jovens e nossos adolescentes da importância que tem a política em nossas vidas. Eu tenho certeza que a grande maioria não sabe como funcionam os processos de política”.
Alunos do projeto Câmara Jovem da Câmara Municipal de Fazenda Vilanova
Vitienzo Gravina Tezsele (Edgar)
Eduarda Vitória Haubert (Santana)
Ana Luiza Moraes Martini (Edgar)
Isadora Brandão da Silva (Edgar)
Lucas Ruan Cardoso Pereira (Edgar)
Isabelle Alves Muller (Edgar)
Mikael Alexandre de Brito (Edgar)
Kennedy Misael Marmentini (Santana)
Andrieli dos Santos Rodrigues (Santana)