Escola do Legislativo recebe notável doação de documentários

Da esquerda para a direita, Jorge Barcellos, da Escola do Legislativo e Ana Luiza Carvalho da Rocha e Victoria Costa (UFPa), integrantes do NIEV.

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli recebeu no dia de hoje (6/12), a doação de 6 exemplares de livros e 17 videos do acervo do Banco de Imagens e efeitos visuais (BIEV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A doação foi feita pela coordenadora do BIEV, a professora Ana Luiza Carvalho da Rocha e visa contribuir com a ação educativa da Casa. A iniciativa ocorre pela realização estréia do  videodocumentário  Porto Alegre, 250 anos, a ser realizado na próxima quinta-feira, na Sala de Aula da Escola do Legislativo.

O acervo de videos inclui produções originais sobre antropologia urbana de Porto Alegre, em especial os documentários A tradição do Bará do Mercado e Cidade Sitiada  ” O acervo doado visa a divulgação da história e da pesquisa sobre Porto Alegre. Já estava disponível em nosso site. Ficamos felizes com a parceria da Escola do Legislativo em sua divulgação”, diz a coordenadora do projeto Ana Luiza Carvalho da Rocha.

Para Jorge Barcellos, o acervo é notável e merece divulgação da Casa  “Já colaborei na organização do acervo de videos documentários  do Memorial e fico feliz em fazer o mesmo pela Escola do Legislativo. O viés antropológico  da cidade oferece o sabor da narrativa dos viajantes, entre outros depoimentos. E isso faz qualquer um que veja os documentários gostar mais ainda da cidade”.

Segundo Barcellos, escolas e entidades poderão solicitar a realização de sessões dos videos dentro do projeto Cinema na Escola, gratuitamente. Além dos videos, a Escola do Legislativo recebeu doações de importantes contribuições de pesquisa antropológica, que passam a fazer parte de sua biblioteca.

Relação dos itens do acervo doados

DVD Interativo Etnografias do trabalho: saberes e fazeres

Coleção Narradores Urbanos: antropologia urbana e etnografia nas cidades Brasileiras Coleção com depoimentos de Teresa Caldeira, Ruben Oliven, J. Guilherme Magnanin, Antonio Arantes, Hleio Silva, Alba Zaluar

Nhandé va’e kue meme’i – os seres da mata e sua vida como pessoas. Documentário cultural material dos coletivos indígenas na Bacia Hidrografica do Lago Guaiba – Porto Alegre

A tradição do Bará do Mercado. Integrante do projeto Caminhos Invisívei sdo Negro em Porto Alegre

Arqueologias Urbanas – Memórias do Mundo – Vencedor do Prêmio Pierre Verger de Melhor Filme Etnográfico

Os Cantos da Praça. Integrante do projeto Estudo Antropológico do Itinerário Urbano, Memoria Coletiva e Formas de Sociabilidade no Mundo Contemporâneo

Cidade Sitiada –   Integrante do projeto Estudo Antropológico do Itinerário Urbano, Memoria Coletiva e Formas de Sociabilidade no Mundo Contemporâneo

Do Concreto ao Pó – Integrante do projeto Estudo Antropológico do Itinerário Urbano, Memoria Coletiva e Formas de Sociabilidade no Mundo Contemporâneo

Lugar de Trabalhar, Lugar de habitar – Documentário integrante do projeto  de Pesquisa As formas de Ocupação do Bairro Navegantes

Mestre Borel  e a ancestralidade negra em Porto Alegre – Documentário financiado pelo Fumproarte

No Mercado tem tudo que a boca come: crônicas etnográficas

O Fim da Praça, o fim do Campo> Projeto de etnografia sonora e visual da Praça Diamantina na Vila Santa Isabel, em Viamão.

LIVROS

Ana Luiza Carvalho Rocha e Cornélia Eckert. Etnografia da duração

____. Antropologia da e na cidade.

____. Etnografias do trabalho e narrativas do tempo

Revista Horizontes Antropolóticos  38 Saberes e fazeres

Revista Horizontes Antropológicos, 33  Antropologia e Estilos de vida