UFRGS participará da programação de aniversário de 250 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre

Da esquerda para direita: Jorge Barcellos, René Faustino, Manoel Passos, Sérgio Simoni e Andrea D’Avila

No último dia 15 de março, reuniram-se na Seção de Memorial da Câmara Municipal o servidor Jorge Barcellos, da Escola do Legislativo Julieta Battistioli,  Andreia D’Ávila, servidora daquela Seção, os professores da UFRGS René Faustino Gabriel Júnior, do Curso de Ciências da Informação, Sérgio Simoni, da Comissão de Pós-Graduação de Políticas Públicas  e Manoel Caetano Passos,  do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-Grandense (NUPERGS).

Após tomarem conhecimento das iniciativas de elaborar atividades em vistas aos 250 anos do legislativo, os professores mostraram-se interessados em participar da programação tendo em vista a existência de convênio CMPA/UFRGS em andamento.  O professor René Faustino impressionou-se com a qualidade  e organização dos acervos do legislativo e colocou-se a disposição para prestar consultoria gratuita para a seção de Memorial. Andreia  D’Ávila acredita que é importante a participação de uma universidade de referência nos processos de organização dos acervos legislativos que estão sendo organizados neste presente momento;  Jorge Barcellos assinalou a importância da participação do curso de Ciência Política nas atividades dos 250 anos, e que isto se faz com pesquisa “É preciso conhecer mais a produção da Câmara, que é imensa, e estudos universitários colaboram para isso”, salientou. Nesse sentido, a equipe do NUPERGS anunciou que está finalizando a atualização do famoso “Cadernos de Ciência Política sobre a Câmara Municipal de Porto Alegre”. A obra, hoje esgotada, é fundamental para o estudo da evolução política do legislativo. De autoria dos professores Isabel Noll e Manoel Passos, a publicação original era dos anos 90. Agora, segundo os professores, a versão atualizada irá até os anos 2022, com dados estatisticos das eleições mais recentes. Para Jorge Barcellos “a novidade é imensa e há muitos anos esperada para atualizar os conhecimentos sobre a evolução política recente do parlamento”. Barcellos comprometeu-se a solicitar a inclusão da obra nas publicações a serem feitas pela Casa.

Por outro lado, o professor Sérgio Simoni, do Curso de Políticas Públicas,  dispô-se a organizar mais um livro sobre a Câmara Municipal, agora especificamente sobre as políticas públicas, com trabalho de pesquisadores da universidade ” temos alunos de doutorado em politicas públicas com ampla qualificação, o que daria uma obra importante”, assinalou.  Barcellos assinalou que todas as contribuições são bem vindas e transmitiu aos professores o desejo de incluir um seminário sobre Câmaras Municipais a ser coordenado pela professora Silvana Krause, que já se dispôs, ao final do ano, em realizar evento semelhante, e que o contato na próxima semana.  Nova reunião será realizada no inicio de abril para dar seguimento aos projetos e onde será dado comunicado sobre a decisão da Mesa Diretora sobre as sugestões.