Autor: hengel

Coronavírus

Em função da epidemia de Coronavírus, a ELJB encerrou suas atividades e criou esta página para disponibilizar informações sobre a pandemia. A iniciativa insere-se na linha de estudos Educação para Cidadania de seu Núcleo de Estudos e Pesquisas, que passa a incluir o tema “Educação em Saúde”, que já realizou palestras neste campo junto à FASE/RS e sobre Coronavirus, para servidores da CMPA.

Consulte abaixo:

18/3 –Guia do isolamento domiciliar_ como preparar sua casa para conviver com suspeito

18/3 –Guia da Segurança do Trabalhador do serviço público

19/3 – Cartilha de arquitetos para contenção do coronavirus

19/3 – Desconforto emocional em situações de isolamento 

19/3 – Protocolos para saír de casa

19/3 – Protocolos para ir ao mercado

19/3 – Razões para manter o distanciamento social

19/3 – Protocolos de prevenção (completo)

19/3 – Como lidar com a ansiedade

19/3 – Sintomas para procurar atendimento

20/3 – ARTIGO: As origens do medo do coronavírus

20/3 – ARTIGO:  Preconceitos escondem a verdade

20/3 – ARTIGO: Brasil, Panic Country

20/3 – ARTIGO: A população negra e o coronavírus

23/03 ARTIGO: A arte da guerra contra o vírus

Caso você deseje colaborar com a página ou corrigir um erro , escreva para escola@camarapoa.rs.gov.br.

Esta página está em construção.

Confraternização natalina une trabalhadores de empresas terceirizadas e servidores do legislativo

Entrega de Panettone aos funcionários terceirizados.

Com o objetivo de valorizar os trabalhadores das empresas terceirizadas que passaram a atuar no poder legislativo da capital, servidores doaram panetones para 112 trabalhadores. Intitulada “Natal do Panetone”, a iniciativa foi organizada pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli e pelo Serviço de Recursos Humanos da Casa. Hoje, prestam serviço terceirizado trabalhadores da área de limpeza, jardinagem, segurança, recepção, telefonia e manutenção por meio de 3 empresas contratadas pela Câmara.

O objetivo da ação é de prestar uma homenagem aos funcionários terceirizados e mostrar que eles também fazem parte da vida da CMPA. Para Nara Pertile, do Serviço de Recursos Humanos, “ é muito importante valorizar estes novos trabalhadores, seu trabalho é muito importante para a Câmara”. Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, a iniciativa é importante “É preciso acolher tais trabalhadores, mostrar que não são invisíveis neste legislativo e fazem um parlamento melhor”.

Entrega de Panettone aos funcionários terceirizados.

Entrega de Panettone aos funcionários terceirizados.

Nova turma do Curso Básico de Fotografia inicia-se em Novembro

Inicia-se na próxima terça-feira, 05/11, o Curso Básico de Fotografia, edição 2019. Ministrado pelo mestre em jornalismo e fotógrafo Elson Sempé Pedroso. O objetivo do workshop é capacitar os participantes a olhar significativamente, operando mecanismos elementares da fotografia, como fundamentos de composição, luz, movimento e instante, através de conhecimentos técnicos, teóricos e práticos. O curso é gratuito e destina-se a todos interessados pela arte da fotografia.

Este ano, com o intuito de preservar o desenvolvimento dos participantes, as aulas terão um número maior de carga horária diária, reduzindo-se assim, os dias do curso. O tamanho da turma é outra novidade, pois nesta edição contaremos com um número menor de inscritos. Então, fiquem ligados nas inscrições. Ao todo, serão 24h aula, distribuídas em 10 encontros. As aulas ocorreram nas terças e sextas-feiras, das 14h as 17h, na Sala de Aula da ELJB.

DATAS: 

05 – 08 – 12 – 19 – 22 – 26 – 29/ 11 e 03 – 06 – 10/12

CONFIRA O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

  •  Módulo I – Aspectos teórico-filosóficos de uma fotografia utilitária

– Fotografia funcional e eficaz – pública

– Fotografia privada – os campos da memória e da arte

  • Módulo II – A matéria prima

– Objetos, luz e visão.

– Princípios de um olhar fotográfico.

– Qualidades e características básicas da luz – relação com a sensibilidade.

  • Módulo III – Aspectos técnicos do aparato fotográfico – câmara escura

– Mecanismos de controle: obturador e diafragma.

– Ferramentas de medição; fotômetro e sensibilidade.

– Estrutura ótica de métodos de visualização nos corpos de câmera.

  • Módulo IV – Aspectos óticos e composição

– Objetivas: classificação, características retóricas e uso.

– Composição: domínio de quadro, perspectiva, planos e dinâmica.

  • Módulo V – Ajustes de Câmeras – Práticas
  • Módulo VI – Consultoria dirigida.

 

 

I Jornada de Inovação mostra melhorias nas rotinas administrativas da CMPA

Ocorreu nesta terça-feira, a I Jornada de Inovação nas rotinas administrativas da Câmara Municipal de Porto Alegre. Organizada pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli e integrantes da Semana do Servidor. A jornada foi organizada em duas mesas de debates, com o objetivo de mostrar a comunidade porto-alegrense, aos servidores e interessados em gestão pública, as iniciativas de inovação relacionados à gestão legislativa municipal na capital. Possibilitando a troca de experiências, o seminário apresentou as boas práticas de trabalho criadas recentemente por servidores municipais.

A primeira mesa abordou comunicações que trataram do tema inovação em informação. Nara Pertille e Marcia Barreto, servidoras da Assessoria de Recursos Humanos, abordaram os projetos que tratam do relacionamento entre servidores efetivos e cargos em comissão.  “Há uma série de informações importantes para o dia a dia dos servidores que necessitava ser passada de forma mais eficaz” afirmou Pertille.  O segundo tema abordado por Luis Otávio Silva e Miguel Pryotoluk, registros, foi referente a automação de rotinas administrativas no setor de registros históricos, “Usando recursos pouco conhecidos do próprio word, poupamos tempo e geramos eficiência” disse Pryotoluk.

Ana Paula Franchetto, setor de taquigrafia, trouxe para a jornada, o tema do tratamento e divulgação de informações nos registros taquigráficos – o Projeto Conectaq. “Disponibilizamos a integra da produção taquigráfica e há documentos, inclusive, disponibilizados em tempo real”, finalizou Franchetto. Integrante da Escola do Legislativo, Jorge Barcellos, abordou a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da ELJB “Atendemos agora solicitações de estudos pelos vereadores e temos produção própria alinhada as linhas de pesquisa da Escola”, afirma Barcellos.

A segunda mesa de trabalho procurou discutir sobre o tema da inovação em Processos. Jaderson Borgelt, licitações, explanou sobre a criação do Setor de Licitações “Aprimoramos rotinas de contratos que resultaram em economia para o Legislativo”, afirmou o servidor. André Flores, administrativo, abordou a seleção on-line de estagiários da CMPA. “O processo é uma novidade, gerou economia e ampliou a oferta de recursos humanos para o legislativo”, afirmou Flores. Allan Garcia, da seção de consultoria legislativa, abordou as novidades da equipe da CSST da CMPA. E Silvio Zago, diretor geral, finalizou a mesa apresentando os projetos de transparência, inovação e segurança, em andamento na Casa “Se o servidor for fortalecido, a administração pública se fortalece”, finalizou.

A Semana do Servidor prossegue até sexta-feira e possui entrada gratuita.

 

                        

ELJB participa da Comissão de Organização da Semana de Consciência Negra e Ação antirracista da Câmara Municipal 

     Ocorreu na última sexta-feira, 11/10, na Sala de Aula da Escola do Legislativo, reunião para a definição dos temas da Semana de Consciência Negra. Com cerca de 15 representantes do movimento negro organizado, reuniu-se a Comissão de Organização da Semana de Consciência Negra e Ação Antirracista da Câmara Municipal. Neste ano, a novidade é participação da Escola do Legislativo Julieta Battistioli como entidade colaboradora na organização do movimento.

     Estão sendo elaboradas diversas atividades para a semana de 20 de novembro, entre elas, palestras e exposições. Ficará a cargo da Escola do Legislativo a realização de uma exposição sobre a Colônia Africana no bairro Bom Fim. A atividade será produzida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo em parceria com a Seção de Memorial.

As reuniões da Comissão Organizadora ocorrem nas sextas-feiras, na sala de aula da escola.

Informações pelo telefone: (51) 3220-4374

Escola do Legislativo Julieta Battistioli integrará rede estadual de Escolas de Governo

         Uma rede para integrar as escolas de Governo no Estado do Rio Grande do Sul. Este é o projeto embrionário que teve início em agosto e que voltou a ser debatido na última sexta-feira, 11/10, em reunião na sede da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC). Dentre as vantagens da rede estadual, está a possibilidade de compartilhar estruturas e abrir vagas nos cursos de capacitação para as entidades participantes.

         No encontro desta sexta-feira, juntamente com a ELJB, participaram mais onze representantes de órgãos estaduais interessados nessa parceria. Para a próxima reunião, marcada para o dia 22 de novembro na ESGC, será assinada a Carta Compromisso das Escolas de Governo e apresentada a minuta de termo de cooperação para gestores.

         Além do ELJB , vem participando das reuniões promovidas pela Escola do TCE-RS representantes das Escolas do Legislativo de Gramado, Novo Hamburgo,  Rio Grande e Uruguaiana e do Executivo de Esteio, Gramado, Porto Alegre e São Leopoldo para compartilhar suas experiências e qualificações das atividades de ensino e capacitação.

         O diretor da ESGC, Sandro Bergue, abriu o encontro apresentando a Escola do TCE-RS e destacou as oportunidades de parceria, especialmente no que se refere a pesquisa e inovação que podem possibilitar a rede de escolas parcerias. Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, a reunião é importante para consolidar o trabalho da ELJB  ”a ELJB tem muito a compartilhar com as demais escolas porque é essencial hoje para os parlamentos o investimento em qualificação, pesquisa e diversificação, objetivos comuns às escolas do Estado. É iniciativa é produtiva, recomendável e altamente louvável para a organização da educação de governo estadual. Estamos felizes por fazer parte”, finaliza.

Elaboração de Projeto básico de Termo de Referência é assunto de curso na Escola do Legislativo

Inicia-se no dia 09 de outubro e estende-se até o dia 18, o curso “Elaboração de Projeto básico de Termo de Referência”. Ministrado pela advogada e consultora jurídica na área de direito administrativo e direito tributário, Margere Rosa de Oliveira. O evento tem como objetivo qualificar os servidores na elaboração de projetos básicos, um elemento essencial das rotinas administrativas e contratuais.

O curso destina-se principalmente a chefes de setor e seções, e a todos aqueles envolvidos nas aquisições de bens e serviços para a câmara. Os encontros ocorrerão na Sala de Aula da Escola do Legislativo, às 8h30, com duração de 3h diárias e carga horária total de 24h.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

 

 

Câmara homenageia 150 anos do Mercado Público

Acervo Memorial CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre lança nesta quinta-feira, 03/10, às 14h30, a exposição “Mercado Público: história, religião e cultura na vida da cidade”. A mostra, produzida pela Seção de Memorial e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, com curadoria do servidor Jorge Barcellos, é composta por 15 banners e acompanha a história do mercado desde sua fundação, em 3 de outubro de 1869 até os dias atuais. A exposição relata a evolução do mercado com a construção do segundo piso, as transformações no entorno do prédio com a evolução da cidade, bem como resgata a participação do negro na sua história, mostrando a importância do Bará do Mercado.

“A novidade da exposição é mostrar também a relação estreita do mercado público com a Câmara Municipal, já que, durante o século XIX, o Procurador da Câmara era responsável por sua administração“ conta Jorge Barcellos.

A exposição é uma iniciativa da mesa diretora, e estará na Av. Cultural Clébio Sória, localizada na Câmara Municipal de Porto Alegre.


 

Serviço:

Exposição: “Mercado Público: história, religião e cultura na vida da cidade”.

Agendamento de visitas: Seção de Memorial – (51) 3220-4318

Palestras nas escolas sobre o Mercado Público: Escola do Legislativo – (51) 3220-4374

 

Curso sobre Noções de Lei na Filosofia Ocidental começa dia 10/10 na ELJB

      Começa dia 10 de Outubro, quinta-feira, ministrado pelo Professor Lúcio Antônio Machado Almeida, a 1ª edição do curso “A Noção de Lei na Filosofia Ocidental”. E tem como objetivo estabelecer a devida compreensão da Lei como instrumento de ordenação da comunidade política.

      Explanar os aspectos preliminares em relação a Lei, a Lei na tradição greco-romana e moderna, e os desafios encontrados nos temas são os principais alvos de estudo do curso. Os encontros irão acontecer uma vez por semana, sempre as quintas-feiras, às 16 horas. E ocorrerão na Sala de Aula da ELJB, sala 350, localizada na Av. Loureiro da Silva – 255.

REALIZE SUA INSCRIÇÃO:

 

 

Abertas as inscrições para a 3º edição do Curso Básico de Cuidador de Idoso

 

 

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli realizará nos dias 17, 19, 23 e 25 de setembro, das 18h às 22h, a terceira edição do “Curso Básico de Cuidador de Idosos”. O evento contará com certificação de participação e é gratuito para toda a comunidade.

A proposta do curso é ensinar conhecimentos essenciais diante de uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade.

 

Obs.: O Curso não possui caráter profissionalizante, sua agenda é de extensão e aprimoramento para profissionais da área e pessoas interessadas em adquirir conhecimentos específicos.

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS