UFRGS participará da programação de aniversário de 250 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre

Da esquerda para direita: Jorge Barcellos, René Faustino, Manoel Passos, Sérgio Simoni e Andrea D’Avila

 

No último dia 15 de março, reuniram-se na Seção de Memorial da Câmara Municipal o servidor Jorge Barcellos, da Escola do Legislativo Julieta Battistioli,  Andreia D’Ávila, servidora daquela Seção, os professores da UFRGS René Faustino Gabriel Júnior, do Curso de Ciências da Informação, Sérgio Simoni, da Comissão de Pós-Graduação de Políticas Públicas  e Manoel Caetano Passos,  do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-Grandense (NUPERGS).

Após tomarem conhecimento das iniciativas de elaborar atividades em vistas aos 250 anos do legislativo, os professores mostraram-se interessados em participar da programação tendo em vista a existência de convênio CMPA/UFRGS em andamento.  O professor René Faustino impressionou-se com a qualidade  e organização dos acervos do legislativo e colocou-se a disposição para prestar consultoria gratuita para a seção de Memorial. Andreia  D’Ávila acredita que é importante a participação de uma universidade de referência nos processos de organização dos acervos legislativos que estão sendo organizados neste presente momento;  Jorge Barcellos assinalou a importância da participação do curso de Ciência Política nas atividades dos 250 anos, e que isto se faz com pesquisa “É preciso conhecer mais a produção da Câmara, que é imensa, e estudos universitários colaboram para isso”, salientou. Nesse sentido, a equipe do NUPERGS anunciou que está finalizando a atualização do famoso “Cadernos de Ciência Política sobre a Câmara Municipal de Porto Alegre”. A obra, hoje esgotada, é fundamental para o estudo da evolução política do legislativo. De autoria dos professores Isabel Noll e Manoel Passos, a publicação original era dos anos 90. Agora, segundo os professores, a versão atualizada irá até os anos 2022, com dados estatisticos das eleições mais recentes. Para Jorge Barcellos “a novidade é imensa e há muitos anos esperada para atualizar os conhecimentos sobre a evolução política recente do parlamento”. Barcellos comprometeu-se a solicitar a inclusão da obra nas publicações a serem feitas pela Casa.

Por outro lado, o professor Sérgio Simoni, do Curso de Políticas Públicas,  dispô-se a organizar mais um livro sobre a Câmara Municipal, agora especificamente sobre as políticas públicas, com trabalho de pesquisadores da universidade ” temos alunos de doutorado em politicas públicas com ampla qualificação, o que daria uma obra importante”, assinalou.  Barcellos assinalou que todas as contribuições são bem vindas e transmitiu aos professores o desejo de incluir um seminário sobre Câmaras Municipais a ser coordenado pela professora Silvana Krause, que já se dispôs, ao final do ano, em realizar evento semelhante, e que o contato na próxima semana.  Nova reunião será realizada no inicio de abril para dar seguimento aos projetos e onde será dado comunicado sobre a decisão da Mesa Diretora sobre as sugestões.

 

Homenagem a Sérgio da Costa Franco

Créditos: AMP/RS

O coordenador de cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Jorge Barcellos, participou nesta quinta, 30, do evento “Vida e Obra de Sérgio da Costa Franco: aspectos de sua trajetória e produção intelectual”.

O evento teve como objetivo homenagear Costa Franco, que recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre pela Câmara Municipal da cidade, além de ter sido historiador, escritor e procurador de Justiça Jubilado, e faz parte da programação de 250 anos da Casa.

Costa Franco fez passagem na Câmara e muito contribuiu para a recuperação de sua história em seus escritos, e especialmente o Guia Histórico de Porto Alegre, obra que é baseada, entre outras fontes, na leitura das atas da Câmara feita pelo autor.  Barcellos, que conviveu com Franco e foi autor do Livro Agenda: Porto Alegre, 250 anos, também inspirado na obra de Franco afirma: “Ele não escreveu uma história da câmara, mas ele preparou o seu caminho, fazendo com que a história da câmara estivesse presente em seus escritos, atravessasse seu pensamento”.

Barcellos assinalou que está elaborando para as comemorações dos 250 anos da Câmara Municipal uma obra de fôlego. Inicialmente prevista para abarcar todo o período, Barcellos refez o objeto para valorizar as pesquisas de Franco. “Será uma obra que cumprirá dupla função: divulgar as mais lindas imagens históricas de Porto Alegre, dos grandes fotógrafos do império da capital, ao mesmo tempo em que passando por suas ruas e avenidas, mostra a atuação dos vereadores.”

O evento foi uma parceria entre o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS) e a CMPA e também contou com a presença da Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS), dentre outros.

Comemorações dos 250 anos do Legislativo terá homenagem a Sérgio da Costa Franco

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli em parceria com  o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul realiza, no próximo dia 30 de março, às 17 horas, a Mesa Redonda “Vida e Obra de Sérgio da Costa Franco: aspectos de sua trajetória e produção intelectual”. A atividade, produto do convênio entre o IHGRGS e a CMPA, faz parte das comemorações dos 250 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre e reúne diversas entidades de grande importância da capital,  como o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Associação Riograndense de Imprensa  e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

Sérgio da Costa Franco fez carreira no Ministério Público e foi membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, onde foi seu presidente. Cidadão de Porto Alegre pela Câmara Municipal, Franco foi notável pesquisador da história da capital. Autor de mais de vinte obras, seu Guia Histórico de Porto Alegre tornou-se uma obra de referência para estudiosos de Porto Alegre.

Iniciativa do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Dr. Miguel Frederico do Espírito Santo, a homenagem reúne pesquisadores, amigos e admiradores da obra do ilustre porto-alegrense. Estarão presentes Dra. Maria Ignez Franco Santos – (MPRS), Dr. Blau Fabrício de Souza (IHGRGS), Dr. Eduardo Souza Soares (IHGRGS), Dr. Jorge Barcellos (Câmara Municipal de POA), Dr. João Batista de Melo Filho (ARI), Dr. Fernando Andrade Alves (AMPRS), Dr. Luciano Brasil – (MPRS), Dr. Paulo Natalício – (AMPRS) e Dra. Ananda Simões Fernandes (AHRS).

Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo e participante da homenagem, preservar sua memória é fundamental para as comemorações dos 250 anos de aniversário da Câmara Municipal. ” Ninguém leu como ele as atas da câmara de Porto Alegre. Poucos se deram conta de que ele foi não apenas um historiador da cidade, mas um historiador da política. Seu clássico, Guia Histórico de Porto Alegre viu a importância da câmara municipal de Porto Alegre na construção da cidade do século XIX. Ele sempre se recorreu as atas da câmara, foi um visitante constante em nossos arquivos e graças  a ele, hoje podemos escrever em detalhes a historia do parlamento”.

 

 

 

Escola do Legislativo oferece Curso de Inglês I

Iniciou nesta quarta-feira, 14, o Curso de Inglês I ofertado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli.

Serão 10 encontros, às terças e quintas, das 14h às 14h45, na sala Silvio Aquino (350). As aulas serão ministradas pela estagiária da Escola, Fabiane Santos, que possui proficiência no idioma.

O curso é aberto ao público e tem por objetivo oferecer a base para que os interessados em aprender a língua possam seguir seus estudos.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas através deste link: http;//abre.ai/fVkm