Escola do Legislativo Julieta Battistioli visita a Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan da ALRS

No dia 30 de janeiro, a equipe da Escola Julieta Battistioli visitou as dependências da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A equipe da ELJB foi recebida pela diretora da Escola da ALRS, Gislaine Monza da Silveira, a qual forneceu um panorama do rol de atividades desenvolvidas, das capacitações e cursos organizados, tanto para o público interno como externo, nos formatos presencial e online. Durante a visita à Assembleia, conheceu-se a sala de aula, a qual possui estrutura para a gravação de aulas e transmissão dos cursos ao vivo por meio da plataforma EAD da Escola. A visita foi muito proveitosa como troca de experiências entre as escolas legislativas e para o fortalecimento dos laços institucionais. As diretorias das duas escolas colocaram-se à disposição para fomentarem a cooperação entre as duas instituições com a realização de eventos e capacitações para servidores e público de ambas as Casas Legislativas.

Dia Nacional da Educação Legislativa

No dia 5 de janeiro de 2024, foi sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei n° 14.798, que institui o Dia Nacional da Educação Legislativa, a ser celebrado anualmente no dia 15 de maio. O reconhecimento da relevância da educação legislativa é um marco significativo para as Escolas Legislativas existentes no Brasil, seu aprimoramento, e a criação de novas Escolas Legislativas no País. Consequentemente, fortalecem-se a formação política e a educação para a cidadania e ganham as Casas Legislativas, na sua atividade-fim, por meio do aperfeiçoamento dos seus processos.