Live “A contribuição da Câmara Municipal na formulação de políticas de proteção ao idoso no município de Porto Alegre” ocorre nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, às 09h, a Escola do Legislativo promove a live “A Contribuição da Câmara Municipal na formulação de políticas de proteção ao idoso no município de Porto Alegre”, ministrada por Jorge Barcellos. O intuito da live é apresentar o histórico do movimento dos aposentados e a relação do parlamento com as políticas do idoso. Fruto de uma pesquisa baseada na metodologia de sua tese de doutorado, Barcellos pesquisou as proposições da Câmara, sua natureza e cronologia entre os anos de 1990 e 2018 para chegar aos resultados que serão apresentados.

A live ocorre através deste link.

Clube do Livro: Segundo encontro acontece nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 31, a Escola do Legislativo seguiu com as atividades do Clube do Livro, lançado na última semana. Com o objetivo de abordar um livro por mês, o livro do momento é “O que é Poder” de Byung-Chul Han, filósofo sul-coreano.

Jorge Barcellos, coordenador de cursos da escola, ministrou o encontro, via plataforma Zoom.

Confira o resumo da obra: 

Ainda existe em relação ao conceito de poder um caos teórico. Opõe-se à evidência do seu fenômeno uma obscuridade completa de seu conceito. Para alguns, significa opressão. Para outros, um elemento construtivo da comunicação. As representações jurídica, política e sociológica do poder se contrapõem umas às outras de maneira irreconciliável. O poder é ora associado à liberdade, ora à coerção. Para uns, baseia-se na ação conjunta. Para outros, tem relação com a luta. Os primeiros marcam uma diferença forte entre poder e violência. Para outros, a violência não é outra coisa senão uma forma intensiva de poder. Ele ora é associado com o direito, ora com o arbítrio. Tendo em vista essa confusão teórica, é preciso encontrar um conceito móvel que possa unificar as representações divergentes. A ser formulada fica também uma forma fundamental de poder que, pelo deslocamento de elementos estruturais internos, gere diferentes formas de aparência. Este livro se orienta por essa diretriz teórica. Desse modo, poderá ser chamado poder qualquer poder que se baseie no fato de não sabermos muito bem do que se trata.

Sobre o autor

Byung-Chul Han é um filósofo sul-coreano nascido em 1959. Estudou filosofia na Universidade de Freiburg e Literatura Alemã e Teologia na Universidade de Munique. Hoje é Professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim. Han também é autor de outros títulos como “Sociedade do Cansaço” e “Sociedade da Transparência”.

Escola do Legislativo é tema do Jornal da Câmara

No último dia 29 de agosto, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli foi tema do programa Jornal da Câmara, produzido pela TV Câmara de Porto Alegre. O programa, transmitido pelo Canal do YouTube, teve como objetivo divulgar as ações da Escola do segundo semestre em que está retomando suas atividades presenciais, bem como a elaboração da programação para o 15º aniversário de sua fundação.

A entrevista foi conduzida pelo jornalista Mateus Venâncio e o entrevistado foi o servidor Jorge Barcellos, coordenador de cursos da ELJB. O servidor retomou a importância da função educativa e historiadora do parlamento, enfatizando o papel que a Seção de Memorial e a Escola do Legislativo desempenham no campo educativo. Salientando os projetos de ambos setores, Barcellos aponta a importância do Legislativo em fazer um esforço para a retomada da sua relação com o público escolar, que se tornou ausente devido a pandemia do coronavírus.

Para o servidor, somente com novos projetos e ações é possível atrair o público escolar para as dependências do legislativo e listou os projetos permanentes atuais como Plenária do Estudante, Visita Orientada e Exposições Itinerantes, sob responsabilidade da Seção de Memorial, e os projetos da Grêmio em Forma, Câmara vai à Escola, Aula na Câmara e Universidade Aberta, mantidos pela ELJB. Barcellos salientou que foram criados neste semestre dois novos serviços da Escola: o primeiro é a palestra “A carreira política como projeto de vida”, a ser oferecida aos professores ministrantes da disciplina Projeto de Vida, recente acréscimo dos currículos oriundo pela reforma do ensino médio; o projeto Clube do Livro, com leitura de livros sobre política, e o projeto “As disciplinas e a política”, que visa atrair professores das demais disciplinas de ensino para visitas na Câmara Municipal. “Este cardápio deseja mostrar que a Câmara Municipal é uma instituição amiga do cidadão e espaço educativo”, salienta Barcellos.

 

Acesse o link da entrevista aqui

Equipe de Imprensa

Coordenação: Orlando Moraes

Subcoordenação: Elson Sempé Pedroso

Equipe TV Câmara

Chefe de Reportagem:  Claiton Fortunato

Reporter: Matheus Venâncio.

PTE é apresentado aos servidores da CMPA

Reunião contou com presença de servidores.

No dia de hoje, a equipe do Programa de Trabalho Educativo (PTE/Ceade) apresentou aos servidores da CMPA o projeto de estágio de alunos especiais da rede em andamento no legislativo. A professora Cristiane Chagas explanou sobre o espectro da deficiência e as possibilidades de trabalho destes estudantes.

Acompanhado dos depoimentos das demais professoras integrantes do projeto,  foram descritas as características do espectro autista e de pessoas surdas. Contando com depoimentos  de servidores da CMPA que já apoiam o projeto, como a servidora Juliana que atendeu estagiários surdos, foram compartilhados os retornos positivos para a organização e servidores no campo emocional.

Para a professora Mari, os estagiários “desempenham com competência as tarefas a eles atribuídas”. A professora Cristiane também falou das demais deficiências e a legislação de apoio a politica de inclusão , como o decreto 14.109/2003 e o Termo de Cooperação Técnica com a CMPA.

Foi apresentada, também, a cronologia do projeto, iniciado em 1994 e as escolas criadas. A pesquisadora informou os dados projeto, chegando a cerca de 200 alunos. Jorge Barcellos, da Escola do Legislativo, que conta hoje com três estagiários do programa diz: “se não conseguimos, como servidor, cuidar também destes alunos, é porque já perdemos a humanidade de servidor público há muito tempo”.

Aniversário de 15 anos da Escola terá programação especial

No próximo dia 13 de setembro, a Escola do Legislativo completa 15 anos de existência. Criada pela Resolução 2070, de 13 de setembro de 2007, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli foi criada para atender a demanda interna por cursos de qualificação para servidores e a externa por ações educativas para o público em geral e escolar. Ao longo deste período, exerce suas funções atendendo a Casa dentro dos limites orçamentários e de pessoal e desenvolvendo projetos de ação educativa para o público externo. Para a data, o servidor Jorge Barcellos, coordenador de cursos da Escola do Legislativo, anuncia que a equipe está organizando uma programação especial que espera divulgar nos próximos dias: “Ela envolverá um balanço da trajetória da escola, mas também o investimento na oferta de novos serviços para o seu público. E, com o avanço do período eleitoral, ela deve ser um instrumento de informação e combate as fake news”, afirma o servidor.

A programação de aniversário até o momento é a seguinte:

MARATONA DA ESCOLA: Visita às escolas e instituições com o objetivo de divulgar as boas práticas pedagógicas da Câmara Municipal de Porto Alegre

13/09 – 7h30 – Visita à Escola Mesquita (Av. do Forte, 77).

13/09 – 9h – Visita à Escola Paula Soares (Rua General Auto, 68)

14/09 – 9h – Clube do Livro (online)

14/09 – 10h – Inicio curso de libras para servidores (Sala da Escola)

14/09 – 14h – Visita ao Sindicato dos Professores das Escolas Particulares (Av. João Pessoa, 919)

14/09 – 16h – Visita à Escola Técnica Ernesto Dornelles (Rua Duque de Caxias, 385)

15/09 – 14h – Visita à Escola Técnica Parobé. (Av. Loureiro da Silva, 945)

16/06 – 16h30 – Visita à SMED (Rua dos Andradas, 680)

 

ILEA/UFRGS DISPONIBILIZA NO YOUTUBE PALESTRA SOBRE ACERVOS

O Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ILEA/UFRGS) disponibilizou no último dia 26 de agosto em seu Canal do Youtube a integra da palestra  “250 anos de Porto Alegre – Acervos da Câmara Municipal: possibilidades de pesquisa”. Realizado pela Escola do Legislativo,  a partir de agora os conteúdos estão disponíveis para os pesquisadores e cerca de dois mil inscritos no canal “O canal é um grande acervo de pesquisa de caráter internacional e fazer parte de seu acervo colabora na divulgação dos projetos da Escola”, diz Jorge Barcellos, servidor da escola e autor da palestra.

 

Acesse a palestra aqui

Agenda Semanal: eventos da semana de 29/08 a 2/09

Confira a programação da próxima semana:

30/08 – terça-feira, às 9h30,  palestra “A importância do Programa de Trabalho Educativo (PTE) para a Câmara Municipal de Porto Alegre”. A palestra será realizada pela Comissão Especial de Acompanhamento do Trabalho Educativo (CEATE) na Sala da Escola do Legislativo (sala 350). Veja detalhes em https://escola.camarapoa.rs.gov.br/?p=3584

31/08 – Quarta-feira, às 9h – 2º Encontro do Projeto Clube do Livro, com a continuação da leitura do livro “Sobre o Poder”,  do filósofo coreano Byung-Chul Han. Veja detalhes em https://escola.camarapoa.rs.gov.br/?p=3575

1/09 – Quinta-feira, às  9h – Escola do Legislativo apresenta estudo sobre a contribuição da Câmara Municipal na formulação de políticas de proteção ao idoso na capital. Veja detalhes em https://escola.camarapoa.rs.gov.br/?p=3628

 

Escola do Legislativo apresenta estudo sobre a contribuição da Câmara Municipal na formulação de políticas de proteção ao idoso na capital

 

Pesquisador apresenta a contribuição do parlamento na defesa do idoso.

No próximo dia 1 de setembro, às 9h, a Escola do Legislativo realiza a Live  “A contribuição da Câmara Municipal na formulação de políticas de proteção ao idoso no município de Porto Alegre.” Produto de uma pesquisa do servidor Jorge Barcellos, a Live apresenta o histórico do movimento dos aposentados e a relação do parlamento com as políticas do idoso. Barcellos pesquisou as proposições, sua natureza e cronologia entre os anos de 1990 e 2018, revelando a participação dos partidos e vereadores na sua elaboração. Analisando não apenas projetos de lei mas Requerimentos, Indicações e Pedidos de Informação, revela como o tema do idoso emerge na agenda legislativa “A metodologia é inspirada em meu estudo de doutorado Educação e Poder Legislativo e é muito simples, pois realizo a tabulação dos dados disponíveis no portal da câmara e os organizo. A interpretação é o cidadão que dá”, diz Barcellos. O servidor defende a importância do legislativo neste campo, tendo encontrado cerca de 201 proposições no período. Além disso, Barcellos encontrou 3 temas preferenciais de agenda de políticas públicas e cerca de 12 subtemas  que revelam, segundo o servidor,  uma diversificação notável, comprovando o esforço dos legisladores em beneficiar esta faixa etária.

O motivo da iniciativa é que Barcellos entende que a Escola do Legislativo deve desenvolver sua ação educativa junto com a comunidade de forma ativa, e para isso, informações e pesquisa sobre a produção legislativa importam. Frente ao desencanto com a instituição, Barcellos pretende mostrar a importância do parlamento pelo levantamento de quantitativo de suas  proposições em diversos campos sociais, dentro da ideia de somente mostrando a sociedade o trabalho dos vereadores em vários campos com  suas proposições que o cidadão valorizará o seu parlamento, dentro do projeto intitulado “O Legislativo em defesa da Cidade”.  Para isso organizou 3 lives mensais que iniciam em setembro onde pretende abordar temas de políticas públicas produtos de suas pesquisas: a primeira no próximo dia 1/9, dedicada ao idoso; a segunda, no próximo dia 3/10, dedicada ao tema da segurança e a terceira, no dia 3/11 dedicada as políticas de educação “A pesquisa sobre políticas públicas do poder legislativo de Porto Alegre não é tão comum como parece e tenho procurado a universidade para estimular a pesquisa. Não existe escola sem o tripé pesquisa-ensino-extensão. Esta é outra forma de atrair o público para a ação educativa da Escola, e quem sabe, no futuro, criar dentro dela um Núcleo de Estudos e Pesquisas”, defende Barcellos.

Clique para acessar a live. 

Escola do Legislativo participa da 25ª Semana da Pessoa com Deficiência 

Jorge Barcellos falou sobre o trabalho de inclusão social de portadores de deficiência executado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli.

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli participou nesta sexta-feira (26/08), de uma roda de conversa sobre O PTE (Programa de Trabalho Educativo) e a inclusão de jovens no mercado de trabalho no município de Porto Alegre. O evento aconteceu no auditório da SMED (Secretaria Municipal de Educação) e faz parte da 25ª Semana da Pessoa com Deficiência.

Jorge Barcellos, coordenador de cursos da Escola, falou sobre a importância do PTE para aumentar a inclusão de estagiários portadores de deficiência na Câmara Municipal. A Escola tem três alunos do programa e desenvolve atividades para ampliar seus conhecimentos e habilidades. É o caso do curso de Libras para servidores da Casa que foi desenvolvido com o auxílio de uma estagiária surda. 

A Escola também programou uma palestra para conscientizar os servidores da Casa sobre a importância de incluir portadores de deficiência nos diferentes setores. A atividades da 25ª Semana da Pessoa com Deficiência continuam até domingo (28/08). Confira a programação no site da Prefeitura de Porto Alegre.

Participaram da reunião ainda os seguintes representantes parceiros:

*Rafael Faria Guiguer- Auditor Fiscal do Trabalho / Ministério do Trabalho
* Bruna Bernardes da Silva – Analista de Responsabilidade Social – Responsável pelo Programa de Diversidade e Inclusão do Grupo Panvel
*Jaqueline Andrade  – mãe de aluno que participa do PTE)  do EMEF Anisio Teixeira
* Renato Torres  – Estagiário de inclusão na EMEF Moradas da Hípica
*Manoel Santos Oliveira  – Estagiário de inclusão da EMEF Tristão Sucupira Vianna
Mediadoras da Roda : Representando demais colegas do PTE : Cristiane Vieira Chagas – Professora da rede municipal e Coordenadora Técnica da Região Norte
Sabrina Gauss- Professora da rede municipal e coordenadora técnica da EMEF Elyseu Paglioli

Escola do Legislativo e ILEA comemoram os 250 anos de Porto Alegre

O servidor Jorge Barcellos apresenta os acervos documentais do legislativo para os estudantes

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli e o Instituto Latino Americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ILEA-UFRGS) iniciaram nesta quinta-feira, um ciclo de palestras para comemorar os 250 anos da capital. A atividade, realizada no Auditório Central do ILEA, no Campus do Vale, realiza-se sempre as quintas-feiras, de caráter quinzenal e faz parte do convênio entre o Legislativo e a UFRGS. 

Na inauguração, o servidor Jorge Barcellos apresentou as possibilidades de pesquisa científica a partir dos acervos da Câmara Municipal de Porto Alegre. Barcellos destacou a importância dos acervos dos setores  Arquivo Histórico, Protocolo e Arquivo, Memorial e Biblioteca, além de descrever duas funções do Legislativo: a historiadora e a educadora. Para o servidor, que é autor de uma tese de doutorado sobre educação e poder legislativo, os acervos estão bem organizados, com acesso ao público e fomentam estudos e pesquisas no campo da história politica, antropologia política e visual, sociologia política e filosofia politica. O pesquisador fez um apelo para que os estudantes estudem a possibilidade de construírem seus TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a Câmara Municipal “Hoje, os estudos legislativos concentram-se na produção do conhecimento sobre o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas. Entretanto, a política se exerce a nível local e a Câmara Municipal de Porto Alegre é, em nossa cidade, seu lugar privilegiado de realização. Precisamos de pesquisas e estudos para mapear seus resultados, sua produtividade, suas agendas, que são enormes para a sociedade mas cujos indicadores e sua interpretação, ainda carecemos”.  

Barcellos explicou as características dos principais documentos dos acervos legislativos como processos, anais e relatórios, bem como os documentos administrados por cada setor, destacando a diversidade de acervos do Setor de Memorial, que trabalha para manter a memória da Casa e destacou a disponibilidade destes documentos para fundamentar pesquisas científicas da universidade. Para o pesquisador Gustavo Pereira, as “imagens dos acervos levadas pelo pesquisador para a exposição deram clareza as condições do acervo e são estimulantes para a pesquisa”.  A pesquisadora Aline Corte elogiou a inciativa do parlamento em incentivar os estudantes e a equipe do Núcleo de Porto Alegre do Observatório das Metrópoles,  sediado no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) também elogiou a iniciativa e destacou a importância da política urbana para a cidade, campo em que a Câmara também atua e que merece pesquisa.  

 

A exposição “Planos Diretores e a Câmara Municipal de Porto Alegre”, do acervo da Seção de Memorial,  complementou a abertura.